O Parque Nacional argentino foi criado em 1934; e o Parque Nacional brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa esta catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Património da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.
Historicamente, o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol, Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no ano de 1542.

A área das Cataratas têm cerca de 275 quedas de água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu. A Garganta do Diabo começa em forma de "U" invertido com 150 metros de largura e 80 metros de altura. A Garganta do Diabo é o maior, o mais majestoso e impressionante de todos eles. Este é dividido pela linha de fronteira entre o Brasil e a Argentina. A maioria das quedas de água(também chamados de saltos) ficam em território argentino, mas de ambos lados obtêm-se belos panoramas.

Próximo às quedas, em ambos os lados do rio, duas importantes cidades estão localizadas; Foz do Iguaçu, no estado do Paraná no Brasil e Puerto Iguazú, na província de Misiones na Argentina. Outro ponto turístico próximo às cataratas é a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a região das ruínas das missões jesuíticas (aldeias de índios convertidos ao catolicismo) na Argentina, Paraguai e Brasil.
4 comentários:
muito lindo !!!!!
este lugar e lindissimo tive oportunidade de conhece-lo em 2007, vale a pena
Joelma Brasil
foz do iguaçu , quem for não deixem de visitar as cataratas ...lugar totalmente zen, onde vc e sua familia pode tirar ferias e descansar do tormento da cidade grande........confira vale a pena....
bom eu nasci e me criei nesta região
sinto muita saudade das cataratas
pq la é um paraíso o lugar mais lindo do mundo vc vai ficar admirado com tanta beleza da natureza ce vc for la
Enviar um comentário