quarta-feira, 21 de julho de 2010

Parque Nacional Ahaggar

Este parque nacional ocupa uma área de aproximadamente 450.000 quilómetros quadrados na região sul do Sahara, no extremo sul da Argélia. A área povoada mais próxima, que fica numa zona montanhosa do deserto, é a cidade oásis de Tamanrasset. As montanhas de Ahaggar, também conhecidas como Hoggar, dominam o parque, com o pico mais alto a ser Tahat, a uma altitude de 3.003 metros acima do nível do mar.
As montanhas são constituídas principalmente por rochas vulcânicas irregulares, e a precipitação na região é esporádica. No entanto, a biodiversidade na área é excelente, com um grande número de espécies de animais que morreram em outras partes do Sahara continua a ser encontradas neste Parque Nacional. Isto deve-se ao facto do clima no parque ser menos radical do que na maioria das outras áreas do Saara. O parque faz parte da região montanhosa do Saara Ocidental - uma eco-região de refúgios isolados onde as plantas e os animais sobrevivem às condições severas ao contrário do deserto árido do Saara.
Curiosamente, o Cheetah Conservation Fund, que monitora as populações de espécies globalmente ameaçadas, realizou uma pesquisa no parque em 2005, na tentativa de descobrir se o mesmo ainda era habitado por chitas. Embora tenha sido difícil estabelecer números exactos, foi confirmado que as chitas viviam no parque, um facto que foi apoiada por pastores nómados que se queixaram que as chitas eram um problema para o gado. Outras espécies de importância internacional residem no Parque Nacional Ahaggar incluindo a Gazela de Dorcas e as ovelhas Barbary.


Sem comentários: